A Blockchain está ganhando força nos últimos anos. Mas, você sabe o que é? Então, blockchain é um registro público de transações, que garante eficiência, segurança e transparência por meio da criptografia e de um modelo de funcionamento em rede, é uma arquitetura de dados que não se limita a transações financeiras, suporta as movimentações com criptomoedas como se fosse um grande livro contábil, público e compartilhado:
Parece complicado? Vamos explicar melhor como funciona o blockchain nesse passo a passo:
- O banco de dados registra uma solicitação de transação, que deve ser assinada digitalmente pelas partes interessadas. Embora as informações sejam compartilhadas, a identidade das pessoas envolvidas é protegida por uma chave privada (chamada de endereço), que é gerada por criptografia.
- Quando uma transação é solicitada, ela é analisada para obter validação. Essa análise é realizada por algum integrante da rede (chamado de miner, ou minerador), que verifica a autenticidade da assinatura digital e oficializa a transação. Por esse serviço, ele recebe uma remuneração em criptomoedas .Esse modelo de trabalho descentralizado é uma característica essencial do blockchain.
- Como qualquer integrante da rede pode visualizar as transações, é preciso garantir que elas não possam ser alteradas. Por isso, quando uma transação é validada, ela é encadeada ao bloco anterior e ao seguinte, o que gera uma sequência de códigos únicos e imutáveis. Dessa forma, enfim, a transação está registrada, validada e segura no banco de dados.
Conheça as mudanças que a blockchain pode impactar no marketing digital:
Meio de pagamento no mercado digital
Pode se tornar um meio de pagamento no mercado digital, Você passaria a utilizar o pagamento com criptomoedas.
Eliminação de intermediários na negociação
Existem iniciativas de criar uma internet descentralizada com base no blockhain para oferecer acesso a sites e aplicações online com total controle de dados pelos usuários, sem que precisem entrega-los às grandes companhias da internet.
Confiança nos dados e transações de midia online
Com a blockchain as transações realizadas pelo sitema podem ser visualizadas e validadas pelos integrantes da rede, e o processo se torna mais confiável e transparente. No caso, toda compra e veiculação de anuncios poderia ser vista, compartilhada e validada no blockchain.
Desse modo, a blockchain é uma das forças que podem mudar o mercado publicitário e digital nos próximos anos. Ao eliminar a necessidade de intermediários e trazer mais transparência para as transações, as marcas vão precisar adotar uma nova mentalidade de fazer negócios.
Fonte:flipboard