Quando uma nova tecnologia é desenvolvida, muda os dispositivos de interação entre as pessoas. Isso é o que está ocorrendo com a chegada do metaverso. Essa ideia de criação de equipamentos está sendo investida pelo Zukerberg criador do facebook , para proporcionar a interação no ambiente virtual e aproximar essa experiência ainda mais da realidade.
Confira aqui os principais exemplos de dispositivos do metaverso.
1- Controles de realidade aumentada baseados em pulso
Está sendo desenvolvida um par de pulseiras com sinais elétricos emitidos pelo corpo para detectar o movimento dos braços e dos dedos. Isso cria um canal de interação física com objetos digitais, o que inclui um teclado holográfico, por exemplo. Enquanto a pessoa mexe os dedos no ar, vai também digitar mensagens.
- Luvas táteis
Zukerberg está pensando na criação do protótipo, mas a intenção é que ele permite que o usuário detecte o toque de um objeto, assim como sua textura.
3 -Projeto Ária
Os óculos de realidade virtual já são uma realidade em várias formas. Porém, diferente dos dispositivos usados em simulações e jogos, o Projeto Ária pretende ser quase igual aos óculos comuns, mas que será usado para facilitar a interação com ambientes de Realidade Aumentada. Eles contêm vários sensores e detectores que vão ajudar no desenvolvimento desses espaços e depois serão usados para projetar essa nova realidade.
- Projeto Câmbria
O Projeto Câmbria é uma versão mais avançada do Oculus Quest 2, para acompanhar a maior demanda por processamento e qualidade de projeção que será necessário com a chegada do metaverso. A ideia é que ele seja mais robusto, podendo trabalhar tanto com realidade aumentada quanto com realidade virtual. Algo que também pode ser popular entre os usuários, porque não vão precisar de um segundo aparelho para aproveitar esses recursos por completo. Como bônus, o aparelho também terá a função de detectar a sua expressão facial. Assim, ela também pode ser projetada no metaverso.
ReSkin
Juntamente com os avanços na inteligência artificial, também há pesquisas para melhorar a robótica. E uma dessas melhorias é o ReSkin, um detector de 3mm de espessura para oferecer mais informação às máquinas, que terão um feedback tátil mais próximo do ser humano.
Fonte:Tecmundo