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Pesquisas confirmam: Metaverso irá crescer muito em 2023

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Desde que o Grupo Facebook mudou o nome para Meta em outubro de 2021, desencadeou uma corrida de marcas e investidores dispostos a explorarem essas possibilidades.

 De acordo com a pesquisa “Marketing Digital na América Latina: realizada pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das companhias da América Latina ampliaram seus investimentos em marketing digital em 2021 e 2022.

Cada cinco pessoas no Brasil, quatro já se preparam para essa novidade. A mobilização é cada vez mais crescente pelas gerações mais novas, acostumadas com esse ambiente imersivo graças aos jogos de videogame – o grande exemplo para a consolidação de projetos na área. O Projeto da Pokerfi é um deles, que vai unir a criptomoedas e jogos online de poker e vendas de terrenos no Metaverso.

 Especialistas confirmam que esse universo online possibilita a interação entre o mundo físico e o mundo virtual. Muitas corporações já estão investindo nesta estratégia, que deve crescer ainda mais no futuro. Sendo assim, é esperado que o orçamento na área cresça ainda mais em 2023 e no ano seguinte.  

Já estão acontecendo shows de músicas já estão acontecendo no metaverso, asssim como muitas experiências digitais no comércio .As influencers digitais também estão lançando o seu próprio avatar, como é o caso de Boca Rosa, que já tem seu próprio avatar, lançou também a primeira linha de maquiagem inspirada no metaverso. A inovadora experiência de compras aconteceu por meio de um personagem no mundo virtual.

Muitos  influenciadores já têm colocado em prática estratégias que unem o real e o virtual. Em um futuro muito próximo, empresas e influenciadores irão se render aos benefícios do metaverso por meio de personas digitais.

Em meio ao metaverso, outro foco do marketing digital são as Personas Virtuais. Sucesso entre os creators como Sabrina Sato e Lucas Rangel, os avatares estarão cada vez mais presentes e influentes nas redes sociais.

No atual momento em que estamos, com ambientes para interação virtual, as marcas precisam ter um rosto, um corpo e uma persona digital. Ter uma persona 3D ajuda a humanizar as marcas e aproximar o negócio do consumidor.

Além disso, é importante acompanhar as companhias que estão começando a considerar produzir seu próprio conteúdo como estratégia de marketing no próximo ano. Além de melhorar o relacionamento entre marcas e compradores, o objetivo é criar conteúdo relevante tanto para o autor quanto para o leitor.

 Segundo especialistas, estas estratégias, também podem ajudar a gerar confiança nas empresas, uma vez que elas se posicionam como autoridades no setor, por meio de materiais originais e educativos.

Fonte: Olhar digital

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